Investigação Tunae


A RaussTuna, além das atividades e eventos que promove e em que participa e dos projetos que concretiza, também apresenta um foco orientado para a investigação no universo Tunae. De uma forma mais especifica, preocupamo-nos em refletir, analisar e debater sobre um tema que, infelizmente, na sociedade civil, não tem o destaque que, eventualmente, poderia/deveria ter. Assim, em parceria com a Revista Júnior de Investigação "AdolesCiência" da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, procuramos apresentar, de forma imparcial, os principais resultados das nossas reflexões e dos nossos debates em grupo. Criam-se questões de investigação que consideramos pertinentes e, claro, recorre-se à metodologia mais indicada para cada pesquisa, aplicando-se, normalmente, o estudo de caso. Esta é também uma forma de não só contribuirmos para a expansão da literatura no âmbito da temática, mas, também, para dar-mos a conhecer ao público em geral os frutos destas pesquisas.

Seguidamente, apresentam-se os trabalhos desenvolvidos até ao momento:
Fatores que determinam a participação dos estudantes numa Tuna Universitária: Um estudo de caso.
Factors that determine the participation of students in University Tuna: A case of study.
          Miguel de Lacerda Pereira
             Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
             miguel.pereira32@gmail.com
          Bruno Miguel F. Gonçalves
             Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 
             bmfgoncalves@utad.pt 
Resumo: Desde o último quarto do século XX que o ensino superior em Portugal, público e privado, tem crescido de forma muito significativa. Este desenvolvimento é evidenciado, por exemplo, na abrangência geográfica da rede nacional de ensino superior que oferece, diferentes formações para todos os ciclos de estudos. Atualmente, são dezenas de milhares, os jovens que, têm vindo a aproveitar as ofertas educativas para se prepararem e qualificarem para o ingresso no mercado de trabalho. Além da sua qualificação académica, alguns estudantes procuram viver outras experiências de cariz associativo como, por exemplo, na área da música, ingressando, assim, em Tunas Universitárias que estão, de um modo geral, associadas às instituições de ensino superior onde estes se formam. É, precisamente, nesta questão, que se foca a presente pesquisa. Assim, através de um estudo de caso, procura-se identificar e caracterizar, de forma aprofundada, os fatores que determinam a participação dos estudantes numa Tuna Universitária. Os resultados, obtidos através das entrevistas semiestruturadas, sugerem a existência de um conjunto de dimensões de caráter pessoal, sociocultural e académico que determinam a frequência dos estudantes do ensino superior numa Tuna Universitária, em particular, na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, o nosso estudo de caso. Palavras-chave: Atividades Extracurriculares; Ensino Superior; Estudantes; Música; Tunas Universitárias.
Citação: Gonçalves, Bruno Ferreira; Pereira, Miguel de Lacerda. Fatores que determinam a participação dos estudantes numa Tuna Universitária: Um estudo de caso.. adolesCiência, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 15-25, dec. 2018. ISSN 2182-6277. Disponível em: <https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/article/view/248>.

Clique para download do artigo completo
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Próximo artigo (em fase de desenvolvimento): Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: Um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança.
Influence of Tunas on the lives of higher education students: A case study in the RaussTuna – Tuna Mista de Bragança.

Todos os direitos reservados - RaussTuna - Tuna Mista de Bragança